7 de Julho de 2025

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Você sabe o que é Chick-Lit?

Você sabe o que é Chick-Lit?

23/06/2014 16h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Você sabe o que é Chick-Lit?

Divulgação

Se você também gosta de filmes no estilo comédia romântica, mas nunca leu Helen Fielding, Sophie Kinsella, Marian Keyes, Jennifer Weiner e Emily Giffin não sabe o que está perdendo.

 

Chamados de Chick-lit (literatura para garotas), esses livros deixam os críticos literários fazendo cara feia, mas agradam (e muito) o público feminino, principalmente na faixa entre 20 e 40 anos. A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.  É um gênero que  faz parte da literatura voltada para o entretenimento, cujo objetivo principal é  divertir.

Os mais famosos nesse estilo acabam mesmo virando filme, como aconteceu com O Diário de Bridget Jones, com Renée Zellweger e Em Seu Lugar (In Her Shoes ) com Cameron Diaz e Toni Collette. Recentemente foi a vez de O Noivo da Minha Melhor Amiga (escrito por Emily Giffin) ser adaptado pra telona. O filme é protagonizado pela Hilary Swank (aquela sortuda que fez par romântico com o Gerard Butler no P.S.: Eu Te Amo).

Já ouvi que Chick-Lit não é mais do que “lixo literário”, “sem cérebro”, “literatura de mulherzinha”, “prosa insípida e estereotipada” e outras coisas muito (muito) piores. E ouso dizer que 99,99% dessas “opiniões espirituosas” são de pessoas que nunca ou pouco leram Chick-Lits. Este gênero literário vai muito além desses comentários chauvinistas e sexistas. Mas vá saber o que realmente passa na cabeça de pessoas que não sabem o que é um livro como um bom (e sadio) divertimento!

 

Eu sempre gosto de deixar bem claro, não eu não leio apenas Chick-Lits. Como leitora voraz já passei por varias fases literárias, desde a série Vaga-Lume na minha infância, seguida da fixação por Machado de Assis e Luis Fernando Veríssimo, seguida da fase que eu chamo de “mamãe eu quero ser cult” na qual só li grandes clássicos da literatura. Sou uma leitora eclética, quase abstenta de preconceitos literários, e a única coisa na qual não tenho na minha estante são livros de auto-ajuda e Paulo Coelho. Por gosto pessoal, simplesmente não curto, mas não julgo quem gosta. Então, quer momentos gostosos em boa companhia? Leia um Chick-lit! Fica a dica! 

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress