22 de Setembro de 2025

Dólar

Euro

Marlene Macedo

Jornal Primeira Página > Notícias > Marlene Macedo > Populismo?

Populismo?

02/05/2014 23h45 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Populismo?

Mais uma vez, o governo brasileiro recebe críticas de meios de comunicação internacionais influentes globalmente. Desta vez foi o jornal britânico Financial Times, que classificou o aumento de 10% dos benefícios do programa Bolsa Família como um “passo populista” antes das eleições presidenciais.

 

Dentre os elementos considerados pela reportagem, é destacado que o reajuste do valor transferido às famílias pobres será maior que a inflação, que atualmente orbita em torno de 6%.

Segundo a avaliação do jornal, “o passo populista marca o mais agressivo contra-ataque da presidente contra a oposição, que tenta diminuir sua forte liderança nas pesquisas”.

O reajuste é considerado “acentuado” e a matéria ainda destaca que, apesar de Dilma Rousseff continuar como líder isolada nas pesquisas de intenção de voto, a medida acontece dias após pesquisas mostrarem queda da popularidade da presidente, e avanço dos oposicionistas.

O Financial Times informa também que, atualmente, cerca de 36 milhões de brasileiros recebem o Bolsa Família e que essa massa de pessoas, juntas, “formam um grupo que é considerado por analistas como uma base eleitoral leal ao Partido dos Trabalhadores, particularmente no nordeste pobre do País”.

Como a própria presidente disse em entrevista no último dia 30, em ano eleitoral é possível ocorrerem fatos “concebíveis” e “até os inconcebíveis”.

O aumento “acentuado” (para usar o termo do jornal britânico), claro, pode ser colocado na lista de coisas “absolutamente concebíveis” de ocorrer nas eleições deste País. Entraria para lista do “inconcebível” se isto, de fato, não acontecesse.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress